A CASA CANÔNICA

LOGO 1.jpg

A Casa Canônica, na sua situação atual.

A Casa Canônica, localizada ao lado da Catedral, foi construída por volta de 1917. Também chamado de Bispado ou Palácio Episcopal, desde 1936 serve de residência para os titulares da diocese.

A primeira Casa Canônica de Caxias do Sul foi construída em 1888, uma construção simples em madeira. Com o crescimento da cidade e da congregação, a casa de madeira foi demolida em 1917, e substituída por um prédio de alvenaria, para acomodar melhor o clero e os setores administrativos, concluído em 1918.

bispado3

A primeira Casa Canônica em madeira, demolida em 1917.

CONSTRUCAO

A construção da Casa Canônica, em meados de 1917-1918. Foto: Acervo pessoal de Maria Helena Balen / jornal Pioneiro

Em 2012, após a posse do bispo Dom Alessandro Ruffinoni, o prédio passou por reformas, como a substituição das instalações elétricas, e a mudança de portões e aberturas originais das janelas.

510px-Palácio_Episcopal_de_Caxias_do_Sul

A edificação na tonalidade rosada, anterior à reforma, que alterou a cor da fachada e as esquadrias e ornamentos.

O prédio

Edificação em estilo eclético, um dos mais imponentes exemplares da arquitetura do início do século XIX remanescentes na cidade.  A simetria do prédio é reforçada pela escadaria dupla com balaústres, que conduz ao pórtico de acesso principal no segundo pavimento, marcado pelo balcão e colunas com arco redondo. O embasamento é alto e possui revestimento que imita pedras emparelhadas.

No terceiro pavimento, destaca-se a sacada, também decorada de balaustrada, para a qual se abrem duas portas. A fachada tripartida é dividida por pilastras largas ornamentadas por capitéis ecléticos, cornija e pequenas mísulas.

O coroamento do prédio se dá pela platibanda, com frontões laterais em arco e um grande frontão central em formato de lira, com a imagem de um grande Arcanjo.

O interior do prédio é dividido por paredes de ripas preenchidas com barro, e revestidas de cal e areia, e os assoalhos são de madeira. Quando da posse do primeiro Bispo de Caxias do Sul, Dom José Barea, em 1936, este foi morar na Canônica em caráter provisório, junto com os sacerdotes, mas por fim o edifício tornou-se residência permanente do titular da Diocese.

LOGO 2

O impecável jardim e o pátio interno do Bispado, visto de cima, desde o Edifício Dona Ercília.

Fontes:

Coluna Memória do Jornal Pioneiro, escrita por Rodrigo Lopes, em 15 de maio de 2014.

Brandalise, Ernesto A. Paróquia Santa Teresa – Cem Anos de Fé e Histporia (1884 – 1984). Caxias do Sul: Editora da UCS (EDUCS), 1985.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s