O famoso “castelinho” localizado na Rua Sinimbú se destaca por sua arquitetura singular. Idealizado em 1949 quando a proprietária, após pesquisas em revistas, resolveu seguir uma arquitetura no estilo Normando, utilizando elementos típicos que lembravam as construções da região da Normandia, na França.
A residência foi inaugurada em 1953, com projeto dos Engenheiros Frederico Segalla e Bruno Rossi. A não ser pelas grades de ferro colocadas nas janelas e recentemente nas portas de acesso para garantir a segurança, se mantém totalmente original, nunca sofreu nenhuma intervenção. O proprietário deixa essa intenção muito clara no momento da locação, para que as características da casa não sejam alteradas.
Possui 3 pavimentos: um porão completamente habitável, em pedra, onde aconteciam as festas familiares. O térreo possui salas amplas, uma cozinha, um lavabo, duas dependências de empregada e uma adega. No terceiro andar se encontra o setor íntimo, com 4 dormitórios e um banheiro. Um pátio com jardim de inverno enriquece os fundos.
O revestimento da fachada leva um ladrilho que parece um tijolo a vista, feito pela antiga Manfro. As telhas do telhado tiveram que ser amarradas uma a uma, em virtude da sua inclinação acentuada. Toda a edificação possui pé-direito alto e paredes com 30cm de espessura.
A família residiu neste local até 1992, após o falecimento do patriarca. Após esta data, foi colocada para locação.
Localização: Rua Sinimbu, 2430, Bairro São Pelegrino, Caxias do Sul/RS.