PONTO DE CULTURA CASA DAS ETNIAS

1

Construída junto ao complexo de edificações que formavam a Cantina Antunes, em meados de 1910, o casarão de dois andares abrigava a direção, o laboratório e o escritório da antiga Cantina.

Em 1984, após o encerramento das atividades na vinícola, equipamentos, maquinários, bens móveis e pipas foram leiloados e retirados do local. Em 1988, os prédios e área foram cedidos ao município de Caxias do Sul. Porém, a demora para dar início na recuperação desse patrimônio e falta de um uso específico resultou no estado total de abandono e deterioração do complexo.

memoria5

O complexo já em fase de abandono em 1982. Foto: Roberto Scola, banco de dados Pioneiro

antunes009

Parte dos prédios em 1984. Casarão à esquerda, onde funcionava o antigo escritório da vinícola, abriga hoje a Casa das Etnias. Foto: Luiz Carlos Leite, banco de dados Pioneiro

Somente a partir de 1998, a administração passou a desenvolver um projeto de transformação do espaço em um local de cultura. Funcionou também neste prédio o antigo o Albergue Municipal. Desde 2013,  abriga o Ponto de Cultura Casa das Etnias.

thumb-aspx

Prédio antes da intervenção. Fonte: Correio do Povo

O prédio que integrava o complexo do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho passou recentemente por ampla reforma e revitalização. Foram recuperadas as esquadrias, paredes, incluindo pintura externa e interna, estrutura de vigas e telhado. A fachada principal recebeu no pavimento inferior uma máscara com tubos metálicos, que segundo publicado pela SEPLAN, funciona como uma proteção, mas acaba escondendo a fachada original. Internamente, os antigos pilares de madeira foram substituídos por uma estrutura metálica, para permitir a utilização de um espaço cênico. Foram implantados novos sistemas para adequação ao novo uso, como por exemplo sistema de segurança, acessibilidade, elevador e ar-condicionado.

2

Fachada após a reforma.

4

Nova proteção para o acesso lateral.

Distribuídos em 500m², a casa possui no andar térreo uma sala multiuso, sanitários, escada de acesso ao segundo pavimento e plataforma elevatória para cadeirantes; no segundo pavimento possui cozinha típica, salas multiuso, sala de informática, biblioteca, hall, sanitários e depósito.

15-logo

Térreo recebeu nova estrutura metálica para dar forma ao espaço cênico

13

O segundo pavimento reserva um espaço para exposições

7

Espaço interno recuperado

14

montagem2

No local, se mantém uma série de fotos antigas da época da Cantina, contando a sua história

montagem1

O espaço onde funcionava o laboratório da antiga Cantina, deu lugar a uma cozinha típica

A partir de 2015, o Ponto de Cultura passou a ter a responsabilidade plena pela sustentabilidade do prédio, que fazia parte do complexo da ex-Cantina Luiz Antunes (do qual fazia parte também o prédio do Centro de Cultura Ordovás).

Localizado na Av. Independência, n 2542, Bairro Panazzolo em Caxias do Sul, RS.

1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s