ANTIGA RESIDÊNCIA DE ABRAMO EBERLE

a1

Residência da família de Abramo Eberle e Elisa Venzon Eberle, construída em 1938, arquitetura rica em detalhes em estilo eclético inspirada no renascentismo italiano,  especialmente o florentino. Considerada uma das mais belas construções de Caxias do Sul, com projeto arquitetônico do escritório Barcelos & Cia, de Porto Alegre, e execução do engenheiro e construtor Silvio Toigo.

copia-de-digitalizar0010

O Palacete Eberle sendo construído em 1938. Foto: Studio Geremia, acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

A volumetria é oponente e assimétrica, com destaque para a grande porta de entrada em arco redondo de ferro forjado encimado pelo brasão familiar. As arcadas do terceiro pavimento foram decoradas com motivos florais. No torreão, frisos e pilastras coríntias. Na fachada e laterais, medalhões em relevo e apliques com guirlandas. Vitrais foram utilizados em algumas aberturas, e delicadas balaustradas nas sacadas.

a2

a3

O primeiro pavimento (que não aparece na fachada principal em função do declive do terreno) é revestido de pedra aparelhada rusticamente, e os demais o são com pó de pedra aglutinada. O palacete está localizado em meio a um belo jardim, com um pergolado nos fundos e um parreiral na lateral da casa. A propriedade é cercada de um gradeamento apoiado por pilares decorados de alvenaria, revestida de pó de pedra.

a4

Segundo o livro Memórias de Caxias do Sul pelo Viés do Patrimônio Tombado, escrito em 2008 por Heloisa Mezzalira, a residência possui quatro pavimentos. No porão, localizavam-se os aposentos dos empregados e uma sala de jogos, onde Sr. Abramo recebia os amigos. No primeiro pavimento se localizava a cozinha e a sala de jantar, sala íntima e de estar, onde a família costumava recepcionar visitantes ilustres, principalmente durante as Festas da Uva. No segundo pavimento ficavam os dormitórios, uma pequena capela e a varanda. Já o sótão estava reservado ao quarto de hóspedes, dotado de sala e banheiro.

A riqueza de detalhes, o luxo, fino acabamento e detalhes feitos à mão, nunca antes vistos em uma residência particular na cidade, se destacam em todas as dependências. Elementos modernos para a época eram encontrados no Palacete, como uma lareira elétrica no hall da casa, um piano, piso em mármore, entalhe nos portais e nas paredes pintura feita à mão pelo artista italiano Menegotto, que residia em Caxias no momento. Belíssimos vitrais nas janelas e no teto, executados no atelier dos Irmãos Conrado, em São Paulo, dialogam com suntuosas portas em madeira e cristal, confeccionadas no Liceu de Artes e Ofícios, também na capital paulista.

palacete28

Fonte: Jornal Pioneiro

palacete25

Fonte: Jornal Pioneiro

palacete14

Fonte: Jornal Pioneiro

Tombado pelo Patrimônio Histórico do Município em 6 de janeiro de 2006, o palacete abrigou a família de Abramo Eberle até 1945, com a esposa Elisa Venson Eberle e filhos. Quando Elisa faleceu em 1954, a residência permaneceu habitada pela filha Rosália e Aristides Peroni, seu marido, e foram os últimos moradores. Após anos fechada, a residência foi colocada para locação.

10400033_593678057408090_6558111218966631435_n

Fonte: Jornal Pioneiro

Localizada a poucos metros da Metalúrgica, construída em plena ascensão econômica da empresa, na Rua Sinimbú nº 1549, esquina com a Rua Borges de Medeiros, em Caxias do Sul, RS.

Nota: muitas informações foram retiradas da reportagem do jornal Pioneiro “Memorias do Palacete Eberle”, publicada em 13 de janeiro de 2015 e do livro “Memórias de Caxias do Sul pelo Viés do Patrimônio Tombado” de Heloisa Mezzalira.

a5

Infelizmente não é possível fotografar esse exemplo da arquitetura da década de 40 em nossa cidade sem que apareça a poluição visual do seu entorno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s