MOLDURARIA CAXIENSE

6 logo.jpg

Fachada restaurada da antiga residência

Residência em madeira construída a mais de 90 anos, foi totalmente reformada e restaurada pelo atual proprietário da Molduraria Caxiense, Dalfrei Carniel Horbach. Antes de receber a molduraria, era a residência do Sr. Luiz Andreazza.

A molduraria ocupava o prédio ao lado enquanto que a casa de madeira era utilizada apenas como depósito e Ateliê. Com a venda do local e para manter o tradicional endereço de mais de 50 anos, resolveram permanecer na casa ao lado que passou por uma grande reforma.

Apresentação1.jpg

À esquerda, o antigo prédio ocupado pela Molduraria Caxiense; à direita, a casa de madeira antes ocupada apenas como depósito e ateliê, agora restaurada.

A reforma durou um ano, idealizada pelo atual proprietário, e contou com a ajuda do seu filho Gabriel Horbach, no momento cursando o 2º ano de arquitetura, que trouxe muitas ideias atuais para o espaço.

Durante as obras, tentaram modificar o mínimo possível das suas características originais. Na fachada principal havia duas janelas e uma porta, transformadas em um acesso centralizado e uma grande vitrine. Tábuas da fachada que foram recuperadas tinham largura fora de padrão e tiveram que ser desenvolvidas especialmente pela madeireira. Foram removidas três paredes na parte da frente, para receber o showroom da loja. Um anexo nos fundos foi ampliado em alvenaria para atender o escritório e o ateliê de pintura.

2 logo.jpg

Alteração nas aberturas para se adaptar ao novo uso de showroom.

Apresentação1.jpg

O interior após a reforma. À esquerda, a mesa onde o Sr. Hermínio trabalhava foi restaurada e mantida na galeria.

História:

O proprietário Hermínio Bassanesi iniciou o seu trabalho como Vidraçaria Caxiense em 1952, onde fabricavam espelhos em um endereço na Rua Coronel Flores, próximo à Estação Férrea.

Como a transferência para o clássico endereço na Moreira Cesar, a fabricação de espelhos passou para a indústria local, e ficaram apenas no ramo de vidros e molduras, estas adquiridas com as fábricas Molduras Caxienses e Peales, de Novo Hamburgo, e em seguida a Moldurarte, que tomou conta do mercado.

Com o tempo, a dedicação ficou integral com as molduras, e o nome foi alterado para Molduraria Caxiense, no final dos anos 1970. Em 1981, a casa inaugurou uma galeria de artes, uma novidade para a época, e conta até hoje com um ateliê para aulas de pintura, incluindo muitas exposições na história.

Atual proprietário da molduraria, Dalfrei Carniel Horbach, faz questão de manter a memória do fundador bem próxima, com quem aprendeu muito mais do que um ofício.

7

Tela pintada por Selestino Oliveira em 2000, atualmente decora a entrada da galeria, uma homenagem do sócio e amiga Dalfrei Carniel Horbach. Foto: Rodrigo Lopes – Pioneiro (04 de julho de 2015)

Falecido em 2015, em decorrência de uma infecção pulmonar, o “Bassa”, como seu Hermínio ficou eternizado deixa um legado de bom gosto, discrição e carisma. Até hoje a casa recebe de portas abertas vizinhos e amigos antigos do seu Hermínio, que continuam completando a sua obra e seu trabalho.

Um dos moradores mais antigos e conhecidos do bairro São Pelegrino, Hermínio Bassanesi residiu por toda a vida na casa de madeira construída pelos pais na Rua Pinheiro Machado, 2.314, a poucos metros da Molduraria Caxiense e do Bazar Andreazza.

6.jpg

Uma parede-galeria foi organizada com as últimas memórias e trabalhos do Sr. Hermínio, ao lado do ateliê de pintura.

colagem 3.jpg

Uma das últimas fotos de seu Hermínio, em ação no ateliê, pintando uma mandala que não chegou a ser concluída, mas que permanece na galeria de memórias, homenagem feita pelo atual proprietário. Foto dir.: Roselita Fontana, divulgação – Pioneiro (04 de julho de 2015)

5.jpg

Finalizamos com os Manacás floridos na primavera (fachada), árvores muito apreciadas pelo Sr. Hermínio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s