Projeto do arquiteto Roberto Veronese, na época amigo da família, recém formado em arquitetura. Construída em 1955, a obra levou 2 anos para ser concluída.
Um exemplo de residência modernista em Caxias do Sul, projeto que buscou o racionalismo e funcionalismo, com formas geométricas definidas, sem ornamentos, grandes janelas na fachada, continuidade entre interior e exterior, presença e controle da luz natural e ventilação e integração com as artes, através do emprego de azulejos decorados e elementos.
Grandes janelas se abrem para a rua, na fachada frontal, elementos de composição viabilizados pelo uso do concreto, associadas aos elementos no estilo cobogó, detalhe muito característico da residência. Construídos originalmente em concreto mas que segundo a proprietária, quebravam com facilidade e foram substituídos por ferro, mantendo o mesmo desenho, aumentando a segurança. Em todas as janelas havia floreiras no peitoril, que com o tempo foram fechadas para diminuir a manutenção. Hoje encontramos as janelas com a soleira bem larga em função disso.
Casa térrea, o perfil natural do terreno foi aproveitado, por isso internamente a casa conta com diversos desníveis entre os ambientes. Setores social, íntimo e de serviços claramente configurados. Planta da área social era livre originalmente, mas passou por algumas reformas ao longo dos anos, como o fechamento da sala no hall principal e abertura do gabinete. Em geral, a planta baixa permanece conforme projeto original, no momento da construção se ampliou os fundos, fazendo mais um quarto.
O mobiliário é mais recente, foi sendo adquirido ao longo dos anos de acordo com a condição financeira dos proprietários. Na sala de visitas permanece o parquet original, com detalhes em tons mais escuros, na sala foi aplicado carpete sobre o parque, por questões de conforto, mas embaixo permanece intacto.
A proprietária vive neste local há 60 anos, residência construída por sua família e permanece até hoje com os mesmos proprietários, e me recebeu com muita simpatia para contar um pouco da sua história.
Fonte de pesquisa: A casa unifamiliar em Caxias do Sul 1940-70: somos modernos? – artigo escrito por Ana Elísia Costa, Daniela Mendes Cidade, Erinton Aver Moraes.