RESIDÊNCIA AV. ITÁLIA , 384

1.jpg

Projeto do arquiteto Roberto Veronese, na época amigo da família, recém formado em arquitetura. Construída em 1955, a obra levou 2 anos para ser concluída.

Um exemplo de residência modernista em Caxias do Sul, projeto que buscou o racionalismo e funcionalismo, com formas geométricas definidas, sem ornamentos, grandes janelas na fachada, continuidade entre interior e exterior, presença e controle da luz natural e ventilação e integração com as artes, através do emprego de azulejos decorados e elementos.

2.jpg

Grandes janelas se abrem para a rua, na fachada frontal, elementos de composição viabilizados pelo uso do concreto, associadas aos elementos no estilo cobogó, detalhe muito característico da residência. Construídos originalmente em concreto mas que segundo a proprietária, quebravam com facilidade e foram substituídos por ferro, mantendo o mesmo desenho, aumentando a segurança. Em todas as janelas havia floreiras no peitoril, que com o tempo foram fechadas para diminuir a manutenção. Hoje encontramos as janelas com a soleira bem larga em função disso.

3.jpg

Casa térrea, o perfil natural do terreno foi aproveitado, por isso internamente a casa conta com diversos desníveis entre os ambientes. Setores social, íntimo e de serviços claramente configurados. Planta da área social era livre originalmente, mas passou por algumas reformas ao longo dos anos, como o fechamento da sala no hall principal e abertura do gabinete. Em geral, a planta baixa permanece conforme projeto original, no momento da construção se ampliou os fundos, fazendo mais um quarto.

 

O mobiliário é mais recente, foi sendo adquirido ao longo dos anos de acordo com a condição  financeira dos proprietários. Na sala de visitas permanece o parquet original, com detalhes em tons mais escuros, na sala foi aplicado carpete sobre o parque, por questões de conforto, mas embaixo permanece intacto.

4.jpg

A proprietária vive neste local há 60 anos, residência construída por sua família e permanece até hoje com os mesmos proprietários, e me recebeu com muita simpatia para contar um pouco da sua história.

5.jpg

Fonte de pesquisa: A casa unifamiliar em Caxias do Sul 1940-70: somos modernos? – artigo escrito por Ana Elísia Costa, Daniela Mendes Cidade, Erinton Aver Moraes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s