RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA BEDIN

IMG_0010.JPG

Você já reparou nesse casarão? Talvez o entorno agitado não tenha permitido reparar, mas essa residência centenária pertence a uma família tradicional de produtores de vinho, construída na década de 1910, que se mantém com sua função original até hoje.

Localizada em um local de enorme transição nestes últimos anos, por influência da valorização e utilização do seu entorno, essa casa foi construída estrategicamente neste local, pela proximidade com a antiga estação férrea. Com a chegada do trem, Ferdinando Giuseppe Bedin, pequeno produtor de vinho, construiu a casa de dois pavimentos para abrigar a sua cantina.

1925 coronel esquina com 18.jpg

Rua Coronel Flores em 1925. Fonte: Acervo Arquivo Histórico Municipal.

Prédio muito singular no meio urbano por manter o cenário da vida doméstica e por empregar diferentes materiais em sua composição, os três mais utilizados na região desde o final do século XIX: pedra, madeira e tijolo. Possui características e elementos construtivos típicos da arquitetura da imigração italiana, com base em pedra, fachada principal em alvenaria e coroamento com platibanda, restante do corpo da casa em madeira.

IMG_0002.JPG

Sua atividade permaneceu até o final da década, quando Bedin se associou a outros pequenos produtores para fundar a Sociedade Vinícola Rio-grandense, cuja sede foi construída aos fundos do Moinho Sul brasileiro, na Rua Os 18 do Forte, atual FSG. Com a saída da vinícola, o andar térreo da residência passou a funcionar como casa comercial, e o andar superior era a residência da família. Alguns anos mais tarde, o térreo também foi transformado em residência e permanece até os dias de hoje, propriedade dos herdeiros de Ruggero e Hermínia Guidalli Bedin, filhos de Ferdinando Bedin. Um anexo foi construído no pátio interno, onde foram instaladas duas cozinhas para atender as moradias.

casarao oo fundo com portas terreo durante as obras de rebaixamento rua cel flores em 1935_acervo arq. hist

Obras de rebaixamento Rua Coronel Flores em 1935. Fonte: acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

A edificação passou por pequenas transformações ao longo do tempo, como o fechamento das portas do térreo, transformadas em janela e a base que ficou aparente após o rebaixamento da rua Cel. Flores em meados de 1935, mas permanece com muitas características originais e encontra-se em bom estado de conservação. Parte dos índices construtivos foi utilizada para reparos na área externa, nos banheiros e telhados. Outra parte deverá financiar o restauro da fachada, mas os proprietários aguardam para a venda dos índices restantes.

IMG_9913.JPG

Segue marcada na fachada a antiga porta em arco, no pavimento térreo.

 

Inscrita no livro tombo do município em 2003, a residência segue com a família Bedin, localizada na Rua Coronel Flores, 717, Bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul/RS.

Residencia Bedin em 1988 - acervo arquivo historico.jpg

Residência Bedin em 1988. Fonte: acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

IMG_0017.JPG

Residência Bedin atualmente.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s