MOINHO DA CASCATA

 

IMG_9469 - escolhida

Você reconhece este lugar? Você sabia que existe um moinho do século XX a poucos minutos do centro da nossa cidade?

Muitos caxienses ainda não conhecem, mas o Moinho da Cascata, como é conhecido, tem muita história guardada e pode ser revivida, já que foi restaurado e se encontra em ótimo estado de conservação. Uma riqueza cultural da cidade ainda pouco valorizada.

Untitled-1.jpg

Este conjunto foi tombado em 2002 pelo Patrimônio Histórico do município, e suas características originais não podem ser modificadas. Representa o patrimônio arquitetônico industrial em Caxias do Sul, trazido pelos primeiros imigrantes italianos da região da serra gaúcha.

O Moinho Ítalo Brasileiro foi idealizado por Aristides Germani em 1891. Com quase 1.000m², se divide em três pavimentos, com o porão de pedras completamente intacto, influência da arquitetura regional italiana, e o restante em alvenaria de tijolos cerâmicos aparentes, influência da arquitetura industrial europeia. A diferença de tonalidade da sua alvenaria mostra que o prédio foi construído em três etapas.

moinho da cascata - foto antiga.jpg

 

video1.jpg

O moinho funcionou até 1928, quando um novo moinho foi construído junto à estação férrea da cidade, área atualmente conhecida como Moinho da Estação, também tombada como Patrimônio Histórico. Nessa data, toda essa estrutura foi desativada e o moinho começou a ser utilizado como um depósito. Depois disso, durante décadas ficou abandonado.

Até que um grupo de teatro resolveu não só resgatar toda a história e vida deste local, como trazer a cultura e escrever uma nova etapa de ocupação do moinho. A Ueba Produtos Notáveis tem ali a sua sede, e transformou o espaço em um Centro Cultural aberto ao público.

O Moinho da Cascata foi adquirido pelo grupo Tondo em 1997, atuais proprietários. Fica às margens do arroio Tega no bairro Santa Catarina em Caxias do Sul.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s