Você reconhece este lugar? Você sabia que existe um moinho do século XX a poucos minutos do centro da nossa cidade?
Muitos caxienses ainda não conhecem, mas o Moinho da Cascata, como é conhecido, tem muita história guardada e pode ser revivida, já que foi restaurado e se encontra em ótimo estado de conservação. Uma riqueza cultural da cidade ainda pouco valorizada.
Este conjunto foi tombado em 2002 pelo Patrimônio Histórico do município, e suas características originais não podem ser modificadas. Representa o patrimônio arquitetônico industrial em Caxias do Sul, trazido pelos primeiros imigrantes italianos da região da serra gaúcha.
O Moinho Ítalo Brasileiro foi idealizado por Aristides Germani em 1891. Com quase 1.000m², se divide em três pavimentos, com o porão de pedras completamente intacto, influência da arquitetura regional italiana, e o restante em alvenaria de tijolos cerâmicos aparentes, influência da arquitetura industrial europeia. A diferença de tonalidade da sua alvenaria mostra que o prédio foi construído em três etapas.
O moinho funcionou até 1928, quando um novo moinho foi construído junto à estação férrea da cidade, área atualmente conhecida como Moinho da Estação, também tombada como Patrimônio Histórico. Nessa data, toda essa estrutura foi desativada e o moinho começou a ser utilizado como um depósito. Depois disso, durante décadas ficou abandonado.
Até que um grupo de teatro resolveu não só resgatar toda a história e vida deste local, como trazer a cultura e escrever uma nova etapa de ocupação do moinho. A Ueba Produtos Notáveis tem ali a sua sede, e transformou o espaço em um Centro Cultural aberto ao público.
O Moinho da Cascata foi adquirido pelo grupo Tondo em 1997, atuais proprietários. Fica às margens do arroio Tega no bairro Santa Catarina em Caxias do Sul.